A fascite plantar é considerada uma doença que causa dores crônicas, o termo é usado para designar uma inflamação na região fáscia plantar que fica na sola do pé ou calcanhar. O termo é usado para designar que uma banda de um tecido fibroso, localizado no osso do calcanhar, se expande e vai até a região dos dedos. 

Essa banda é responsável por aguentar todo o peso do corpo, e por isso quando ela inflama e se expande, causa desconforto quanto a pessoa fica em pé. 

A fascite plantar afeta cerca de 7% da população, principalmente pessoas que estão entre os 40 e 60 anos, para ambos os sexos. Normalmente a doença afeta apenas um dos pés, sendo unilateral. Embora seja mais raro, o quadro também pode acontecer de forma bilateral e atacar os dois calcanhares, acomentendo apenas um terço dos casos.

Os fatores não são totalmente conhecidos, mas existem algumas causas que são considerados fatores de risco para que a doença se desenvolva. São elas:

  • Idade;
  • Obesidade e sobre peso;
  • Pé plano, ou cavo e que tenha padrões diferentes na marcha;
  • Atividade física com carga;
  • Ficar em pé por muito tempo;
  • Retração dos músculos isquiotibiais e gastrocnémio solar;
  • Doenças inflamatórias sistêmicas secundárias.

Nem sempre essas causas vão provocar a fascite plantar, mas podem ser um potencializador. O que não é o caso de quem possui esporão calcâneo.

fascite plantar 0001 layer 3

Quem possui fascite plantar, costuma sentir pontadas na região, uma dor que de início pode parecer isolada, mas que com o tempo vai se irradiando e se tornando mais prolongada. Geralmente ao dar os primeiros passos pela manhã, e vai se agravando ao longo do dia, de acordo com a rotina da pessoa. 

Normalmente a dor tende a se agravar mais com o caminhar, e se há repouso prolongado, também pode se agravar no final do dia. São poucos os casos, mas o quadro também pode se acometer de inchaços ou edemas nas regiões do calcanhar e tornozelo.

fascite plantar 0002 layer 2

Embora cada caso é um caso, o tratamento da fascite plantar pode ser realizado junto de um ortopedista, que faz o diagnóstico e recomenda o tratamento de acordo com as necessidades de cada caso.

O uso da palmilha ortopédica, ou também chamada de calcanheira, ajuda o paciente a distribuir melhor a carga e o peso do corpo em outras áreas do pé durante a marcha. É uma maneira de aliviar as dores e também melhorar o estilo de vida do paciente que consegue manter sua rotina.

As palmilhas ortopédicas são uma das maneira de oferecer conforto a quem sofre de fascite plantar. Com o ajuste correto, os principais benefícios do uso delas são:

  • Alivia o desgaste e o estresse dos pés, joelhos e tornozelos;
  • Evita que a dor se espalhe para outras áreas do corpo, garantindo proteção a coluna e joelhos principalmente;
  • Tem o intuito de proteger e curar, além de promover o alinhamento adequado;
  • Retira a tensão e o estresse que a fascite plantar causa nos pés;
  • Auxilia o paciente a ter uma rotina sem dores, com mais conforto ao usar sapatos;

As palmilhas ortopédicas são grandes aliados de quem sofre com a fascite plantar e é uma das principais formas de amenizar e tratar as dores. Normalmente elas se adaptam a grande maioria dos modelos de sapatos ou podem ser cortadas para que caibam e se encaixem melhor, oferecendo o alívio e conforto necessário aos pés.

É válido ressaltar da importância de sempre consultar um médico especialista para realizar o diagnóstico. Além disso, é o médico que indica o tratamento ideal para cada caso, assim como o uso da palmilha ortopédica.

A Nacional possui em sua loja virtual este tipo de produto. Para acessar, basta clicar aqui e ver todos os benefícios que o produto pode lhe trazer.