Bem-estar, Itens Ortopédicos

Você sabe o que é fascite plantar? Veja algumas informações sobre essa dor crônica!

fascite plantar 0002 layer 2

A fascite plantar é considerada uma doença que causa dores crônicas, o termo é usado para designar uma inflamação na região fáscia plantar que fica na sola do pé ou calcanhar. O termo é usado para designar que uma banda de um tecido fibroso, localizado no osso do calcanhar, se expande e vai até a região dos dedos. 

Essa banda é responsável por aguentar todo o peso do corpo, e por isso quando ela inflama e se expande, causa desconforto quanto a pessoa fica em pé. 

A fascite plantar afeta cerca de 7% da população, principalmente pessoas que estão entre os 40 e 60 anos, para ambos os sexos. Normalmente a doença afeta apenas um dos pés, sendo unilateral. Embora seja mais raro, o quadro também pode acontecer de forma bilateral e atacar os dois calcanhares, acomentendo apenas um terço dos casos.

Quais as causas da fascite plantar?

Os fatores não são totalmente conhecidos, mas existem algumas causas que são considerados fatores de risco para que a doença se desenvolva. São elas:

  • Idade;
  • Obesidade e sobre peso;
  • Pé plano, ou cavo e que tenha padrões diferentes na marcha;
  • Atividade física com carga;
  • Ficar em pé por muito tempo;
  • Retração dos músculos isquiotibiais e gastrocnémio solar;
  • Doenças inflamatórias sistêmicas secundárias.

Nem sempre essas causas vão provocar a fascite plantar, mas podem ser um potencializador. O que não é o caso de quem possui esporão calcâneo.

fascite plantar 0001 layer 3

Quais os sintomas?

Quem possui fascite plantar, costuma sentir pontadas na região, uma dor que de início pode parecer isolada, mas que com o tempo vai se irradiando e se tornando mais prolongada. Geralmente ao dar os primeiros passos pela manhã, e vai se agravando ao longo do dia, de acordo com a rotina da pessoa. 

Normalmente a dor tende a se agravar mais com o caminhar, e se há repouso prolongado, também pode se agravar no final do dia. São poucos os casos, mas o quadro também pode se acometer de inchaços ou edemas nas regiões do calcanhar e tornozelo.

fascite plantar 0002 layer 2

Existe tratamento?

Embora cada caso é um caso, o tratamento da fascite plantar pode ser realizado junto de um ortopedista, que faz o diagnóstico e recomenda o tratamento de acordo com as necessidades de cada caso.

O uso da palmilha ortopédica, ou também chamada de calcanheira, ajuda o paciente a distribuir melhor a carga e o peso do corpo em outras áreas do pé durante a marcha. É uma maneira de aliviar as dores e também melhorar o estilo de vida do paciente que consegue manter sua rotina.

Quais os benefícios de usar palmilha ortopédica?

As palmilhas ortopédicas são uma das maneira de oferecer conforto a quem sofre de fascite plantar. Com o ajuste correto, os principais benefícios do uso delas são:

  • Alivia o desgaste e o estresse dos pés, joelhos e tornozelos;
  • Evita que a dor se espalhe para outras áreas do corpo, garantindo proteção a coluna e joelhos principalmente;
  • Tem o intuito de proteger e curar, além de promover o alinhamento adequado;
  • Retira a tensão e o estresse que a fascite plantar causa nos pés;
  • Auxilia o paciente a ter uma rotina sem dores, com mais conforto ao usar sapatos;

As palmilhas ortopédicas são grandes aliados de quem sofre com a fascite plantar e é uma das principais formas de amenizar e tratar as dores. Normalmente elas se adaptam a grande maioria dos modelos de sapatos ou podem ser cortadas para que caibam e se encaixem melhor, oferecendo o alívio e conforto necessário aos pés.

É válido ressaltar da importância de sempre consultar um médico especialista para realizar o diagnóstico. Além disso, é o médico que indica o tratamento ideal para cada caso, assim como o uso da palmilha ortopédica.

A Nacional possui em sua loja virtual este tipo de produto. Para acessar, basta clicar aqui e ver todos os benefícios que o produto pode lhe trazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *