Bem-estar

Você tem Bruxismo? Veja as causas e o tratamento

placa bruxismo blog

A placa dental de silicone serve como um tratamento para o bruxismo. Quem sofre com o distúrbio sabe de todos os problemas que essa mordedura involuntária pode causar, principalmente na mandíbula e na cabeça, sem contar nos desgastes dos dentes.

Embora o uso pareça algo simples, a funcionalidade da placa dental de silicone é fundamental para amenizar os sintomas e problemas que o bruxismo pode vir a causar. Para entender melhor como essa plaquinha funciona, continue lendo.

Definição de bruxismo

A definição se dá pela atividade parafuncional que o indivíduo tem, ao apertar ou ranger os dentes de forma involuntária. Pode acontecer em qualquer pessoa de qualquer idade. Acontece através dos músculos da mastigação que quando não apresentam funcionalidade se movimentam involuntariamente e as consequências podem ser várias como desgastes dentários, lesão periodontal, lesões orofaciais, distúrbio da ATM (Articulação Temporomandibular) e muita dor nos músculos.

O quadro clínico e sintomas do bruxismo envolvem fadiga, alterações na musculatura mastigatória, miosite, assimetria na atividade muscular, mialgia e consequentemente o comprometimento das funções. Apesar de ser um problema que não tem cura, o bruxismo pode ser tratado com o auxílio da placa dental de silicone entre outras opções que podem ser recomendadas pelo dentista especialista.

O uso da placa dental de silicone

A placa usada para tratar o bruxismo também pode ser chamada de placa miorrelaxante ou placa de mordida, é um dispositivo que deve servir sobre o sorriso do paciente, inferior e superior. É indicada para prevenir que os pacientes venham a ter problemas com a mordida, migrações dentárias, entre outros em decorrência do bruxismo.

A placa dental pode ser feita em dois materiais principais, um deles é o silicone e o outro é o acrílico. A placa dental de silicone é mais indicada para quem sofre de bruxismo apertando os dentes. Enquanto que a placa de acrílico é mais indicada para quem range e movimenta, já que ela estabiliza melhor a musculatura para esse tipo de movimentação. Ambas as opções são essenciais para quem deseja evitar o desgaste dentário.

Como funciona o tratamento?

Um dos principais danos que o bruxismo pode causar, é o desgaste dos dentes, além do cansaço muscular, dores musculares e problemas gengivais. Para evitar esses problemas, os dentistas recomendam o uso da placa dental de silicone como um tratamento, que deve ser usada de forma correta, como recomendada para o paciente.

Cada caso exige uma análise apropriada, assim como a indicação de uso e a recomendação do material, para que o tratamento seja eficaz. É válido ressaltar que a placa dental de silicone não necessariamente pode ser a única opção de tratamento. Junto com ela, o especialista pode recomendar outras terapias como o uso de medicamentos, técnicas de relaxamento orofacial e até terapia psicológica.

Recomendações do Dentista

A grande maioria das pessoas acredita que o placa dental de silicone para bruxismo deve ser usada só a noite para dormir. Mas isso vai depender da disfunção do paciente. Alguns quadros, exibem o comportamento de apertar e ranger os dentes durante o dia e por isso, a placa deve ser usada também nesse momento. Cada caso é um caso, é preciso seguir as recomendações do dentista especialista para usar corretamente o acessório.

Higienização dos dentes e da placa

Tanto a limpeza da placa dental de silicone quanto dos dentes, precisam estar em dia. Use escova macia para escovar os dentes, se possível após cada refeição. Já a placa, precisa ser higienizada uma vez ao dia com detergente neutro e uma escova macia. Não use creme dental que pode arranhar o acessório dependendo de seus dentifrícios e composição.

Além disso, existem produtos próprios como os limpadores de próteses que são antibacterianos. Também são ótimas opções para deixar a placa de molho por alguns minutos, pelo menos uma vez por semana.

Os cuidados com o acessório devem ser diários. Sempre que for guardar a placa, o faça com ela seca e limpa nunca direto da boca. Aproveite os momentos que for escovar os dentes, para higienizar a placa dental de silicone junto. Além de ajudar a manter a qualidade do acessório por mais tempo, você também contribui para manter os seus dentes saudáveis e bonitos sempre.

Quer saber onde encontrar uma placa dental para Bruxismo?

A Nacional comercializa este tipo de produto em nossa loja virtual. Para acessar, basta clicar aqui e ver todos os benefícios que o produto pode lhe trazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *